quarta-feira, 23 de junho de 2010

ESCALA CUISENAIRE

As barrinhas coloridas foram confeccionadas e criadas pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire ( 1891 – 1980 ).
O material, também chamado de Escala Cuisenaire, é simples e ajuda a criança a construir conceitos básicos de Matemática.
O material favorece a correspondência entre as estruturas mentais da criança e a relação que ela estabelece com as peças, através das atividades trabalhadas.
Pode-se trabalhar sucessão numérica, comparação e inclusão, as quatro operações, o dobro e a metade de uma quantidade, frações.
Cuisenaire só ficou conhecido fora do seu país, mais tarde, quando o educador egípcio Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e internacionalmente famoso por suas pesquisas em educação infantil, recebeu um convite para conhecer o homem que ensinava números com barras coloridas. Se encantou ao ver o material e passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire, a quem chamava de Mister Rods, Senhor Barrinhas em português. O professor belga tornou-se conhecido em todo o mundo.

Darei algumas sugestões de atividades para trabalhar com o material, que apresento aos professores em minhas Oficinas Pedagógicas.

ATIVIDADE 1
Pedir às crianças que construam casinhas e trenzinhos e que discriminem os tamanhos e as cores, usando apenas as barras menores ou as maiores para fazer as montagens, ou aquelas que sejam da mesma cor.


ATIVIDADE 2
O primeiro contato com as barrinhas deve parecer uma brincadeira. Nessa fase as crianças fazem apenas o reconhecimento físico das peças. Entregar para os grupos de crianças cartelas com figuras que têm o mesmo tamanho e a mesma cor das dez barrinhas. Pede-se às crianças que montem as figuras colocando as barrinhas coloridas sobre as tiras correspondentes.

ATIVIDADE 3

Entregue uma barrinha diferente para cada criança. Em círculo as crianças irão mostrar a sua barrinha e comparar com as dos outros.
O professor deverá fazer perguntas como:
• Quem tem a barrinha maior?
• Quem tem a barrinha menor?
• Ana, a sua barrinha é maior ou menor que a de Maria?

ATIVIDADE 4
Pedir às crianças que coloquem as barrinhas em ordem crescente.explorar a posição delas.
• Por que a barrinha lilás está nesta posição?
• Por que a barrinha laranja é a última?
• Por que a barrinha branca é a primeira?

ATIVIDADE 5
Pedir para o grupo pegar a barrinha laranja e perguntar.
• Quantas barrinhas brancas cabem na barrinha laranja?
• Quantas barrinhas vermelhas cabem na laranja?
• Quantas barrinhas amarelas cabem na laranja?

ATIVIDADE 6
A barrinha branca representa a unidade. Vamos ver quantas vezes a barrinha branca cabe em cada uma das barrinhas e completar a tabela.

Cor Unidades
Vermelha
Verde-claro
Lilás
Amarela
Verde-escura
Preta
Marrom
Azul
Lilás
ATIVIDADE 7
• Pegue a barrinha vermelha. A barra vermelha está entre quais cores?
• Qual é a cor, em ordem crescente de tamanho, da barra que vem imediatamente antes da barra azul?
• Quais são as barras que têm seu comprimento maior que o da lilás e menor que o da laranja?
• Qual é a barra imediatamente sucessora da barra marrom?
• Qual é a barra imediatamente antecessora da barra preta?

ATIVIDADE 8
Usem duas barras de cores diferentes para comporem as adições.

1 + 4 =
3 + 1 =
2 + 3 =
5 + 1 =
7 + 1 =
5 + 3 =
8 + 1 =
ATIVIDADE 9
Vamos formar muros usando apenas duas barras. Monte com o material, depois reproduza o desenho e registre os valores.
MURO DO 7
MURO DO 8
MURO DO 10
TRABALHANDO COM TABULAÇÃO DE DADOS E GRÁFICOS
ATIVIDADE 10
Cada grupo irá entrevistar 10 colegas, fazendo a seguinte pergunta: qual sua atividade de lazer favorita?

• praticar esportes
• ver televisão
• ler
• ouvir música
• jogar vídeo game
• ir ao shopping

Tabule os resultados e coloque a barra correspondente ( o valor) a cada opção escolhida e responda:
• Qual foi a atividade mais escolhida?
• Qual foi a diferença entre a primeira e a segunda atividade mais citada?
• Quantos responderam ouvir música?
• Quais atividades foram citadas o mesmo número de vezes?

ATIVIDADE 11

Jogo “ Diminuindo a Barra ”
Cada um do grupo recebe uma barra laranja. Cada um, na sua vez, joga o dado ( 1, 2, 3 ) o número que sair na face será a quantidade que o aluno tem de tirar de sua barra e terá de trocar a barra menor correspondente. O primeiro que conseguir ficar sem a sua barra, vence. Caso o aluno só tenha a barra, por exemplo, vermelha e no dado sair o número três ele não poderá se livrar da sua barra. Só se sair o número exato.

ATIVIDADE 12
Descubra a subtração. Faça o registro dos números correspondentes e o resultado.
• laranja – verde-claro =
• marrom – lilás =
• amarela – vermelha =
• azul – branca =
• verde-escura – verde-clara =

Quem quiser mais idéias pode visitar http://matematica-interessante-daiana.blogspot.com/

MINISTRO OFICINAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA INFANTIL EM TODO O BRASIL.
Meyer & Meyer - Construindo a Educação

5 comentários:

  1. Olá Lúcia, tudo bem?

    Seu cantinho está ficando cada dia mais lindo e mais enriquecedor. Trabalhar com a Escala Cuisenaire é uma ferramenta que muitos professores não têm o hábito e que precisam destes estímulos para começarem a usar.
    Parabéns pelo tema.
    beijinhos
    Cybele Meyer

    ResponderExcluir
  2. Olá Lúcia, tudo bem?
    Bom adorei o seu site, através dele consegui realizar várias atividades com o cuisenaire, no qual estava com bastante dúvidas...
    Beijoos, Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tenho 40 anos e acabei de descobrir o método que usaram na minha educação! Pena que não teve continuação entre o 1º e o 2º grau, lembro de como fazer conta era fácil!

    ResponderExcluir
  4. Copiou a foto do meu antigo blog e nem me deu os créditos😯

    ResponderExcluir