
Esse meu material que estou disponibilizando faz parte da OFICINA PEDAGÓGICA que ministro para educadores desde de 2002. É uma Oficina muito requisitada, sendo assim resolvi compartilhar algumas das atividades.

OFICINA DE ATUALIZAÇÃO PARA EDUCADORES
Curso Básico Sobre o Material Dourado
As atividades com o material dourado facilitam a aprendizagem, desenvolvem a independência e confiança, proporcionam que o aluno faça suas próprias analogias e, com o decorrer das atividades sistematizadas, adquira condições de construir conceitos e reforçar sua aprendizagem.
Sempre que apreento um material novo ao aluno, no primeiro momento deixo que ele explore e brinque livremente, em média uns 10 minutos, já coloco no Plano de aula e combino com ele no início da atividade.

Vamos trabalhar com a representação, a decomposição e a leitura de números.

FORME:
• uma barra com cubinhos
• uma placa com barrinhas
• uma placa com cubinhos
As atividades de equivalência ajudam o aluno a perceber quantas vezes um cubinho “cabe” em uma barra ou em uma placa,...
REPRESENTE 274 com:
• placas, barras e cubinhos
• com barras e cubinhos
• uma placa com cubinhos
As atividades de equivalência ajudam o aluno a perceber quantas vezes um cubinho “cabe” em uma barra ou em uma placa,...
REPRESENTE 274 com:
• placas, barras e cubinhos
• com barras e cubinhos
• Represente as quantidades 24 e 104 usando o material e desenhe as peças que você usou.
• Represente as quantidades abaixo com o material e registre a decomposição.
111 =
1234 =
• Registre na tabela.
• Represente as quantidades abaixo com o material e registre a decomposição.
111 =
1234 =
• Registre na tabela.
QUANTIDADE MATERIAL DECOMPONDO ESCRITA
213
150
958
1030
213
150
958
1030
• Represente as quantidades usando apenas barrinhas e responda: Quantas dezenas completas há em cada?
37 =
208 =
89 =
89 =
235 =
420 =
420 =
503 =
• JOGO de VALOR POSICIONAL
Sugerimos só iniciar o trabalho com a adição quando o professor diagnosticar a compreensão do princípio de valor posicional.
* Em grupo, cada um na sua vez joga o dado duas vezes. Na primeira vez irá representar as quantidades. O que sair no dado pegar em cubinhos. Desenhe no ábaco de papel as peças. Na Segunda vez o que sair no dado pegar em barras, as dezenas. Desenhe no ábaco as barras.
Após todos os elementos do grupo terem jogado, juntar primeiro as unidades e fazer as trocas. Fazer o mesmo com as dezenas, juntar e trocar. Represente no ábaco os agrupamentos e desenhe o resultado final do grupo.
Quantos pontos o grupo recebeu? _______________________________________
Peguem o material que representa o valor dos pontos obtidos na atividade anterior. Desenhe-o. Consulte a tabela de bônus, veja onde o seu grupo se encaixa e acrescente aos pontos que vocês já têm.
TABELA DE BÔNUS
0 a 50 = 200
51 a 100 = 250
101 a 150 = 300
151 a 200 = 350
201 a 250 = 400
251 a 400 = 500
Qual foi o total do seu grupo? __________________
• JOGO de VALOR POSICIONAL
Sugerimos só iniciar o trabalho com a adição quando o professor diagnosticar a compreensão do princípio de valor posicional.
* Em grupo, cada um na sua vez joga o dado duas vezes. Na primeira vez irá representar as quantidades. O que sair no dado pegar em cubinhos. Desenhe no ábaco de papel as peças. Na Segunda vez o que sair no dado pegar em barras, as dezenas. Desenhe no ábaco as barras.
Após todos os elementos do grupo terem jogado, juntar primeiro as unidades e fazer as trocas. Fazer o mesmo com as dezenas, juntar e trocar. Represente no ábaco os agrupamentos e desenhe o resultado final do grupo.
Quantos pontos o grupo recebeu? _______________________________________
Peguem o material que representa o valor dos pontos obtidos na atividade anterior. Desenhe-o. Consulte a tabela de bônus, veja onde o seu grupo se encaixa e acrescente aos pontos que vocês já têm.
TABELA DE BÔNUS
0 a 50 = 200
51 a 100 = 250
101 a 150 = 300
151 a 200 = 350
201 a 250 = 400
251 a 400 = 500
Qual foi o total do seu grupo? __________________
Comparar os resultados dos demais grupos e elaborar questões.

Qualquer dúvida deixe em comentários. Deixe sua sugestão também.
Caso queira realizar uma Oficina Pedagógica em sua escola contatar pelo
e-mail luciameyer@ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário