domingo, 20 de junho de 2010

ATIVIDADES COM O MATERIAL DOURADO

Maria Montessori foi quem criou o Material Dourado
Esse meu material que estou disponibilizando faz parte da OFICINA PEDAGÓGICA que ministro para educadores desde de 2002. É uma Oficina muito requisitada, sendo assim resolvi compartilhar algumas das atividades.

OFICINA DE ATUALIZAÇÃO PARA EDUCADORES
Curso Básico Sobre o Material Dourado

As atividades com o material dourado facilitam a aprendizagem, desenvolvem a independência e confiança, proporcionam que o aluno faça suas próprias analogias e, com o decorrer das atividades sistematizadas, adquira condições de construir conceitos e reforçar sua aprendizagem.
Sempre que apreento um material novo ao aluno, no primeiro momento deixo que ele explore e brinque livremente, em média uns 10 minutos, já coloco no Plano de aula e combino com ele no início da atividade.

Agora, apresento algumas atividades introdutórias.
Vamos trabalhar com a representação, a decomposição e a leitura de números.



FORME:
• uma barra com cubinhos
• uma placa com barrinhas
• uma placa com cubinhos

As atividades de equivalência ajudam o aluno a perceber quantas vezes um cubinho “cabe” em uma barra ou em uma placa,...

REPRESENTE 274 com:

• placas, barras e cubinhos
• com barras e cubinhos

• Represente as quantidades 24 e 104 usando o material e desenhe as peças que você usou.

• Represente as quantidades abaixo com o material e registre a decomposição.
111 =
1234 =

• Registre na tabela.

QUANTIDADE MATERIAL DECOMPONDO ESCRITA

213


150


958


1030

• Represente as quantidades usando apenas barrinhas e responda: Quantas dezenas completas há em cada?
37 =
208 =
89 =
235 =
420 =
503 =

• JOGO de VALOR POSICIONAL
Sugerimos só iniciar o trabalho com a adição quando o professor diagnosticar a compreensão do princípio de valor posicional.

* Em grupo, cada um na sua vez joga o dado duas vezes. Na primeira vez irá representar as quantidades. O que sair no dado pegar em cubinhos. Desenhe no ábaco de papel as peças. Na Segunda vez o que sair no dado pegar em barras, as dezenas. Desenhe no ábaco as barras.
Após todos os elementos do grupo terem jogado, juntar primeiro as unidades e fazer as trocas. Fazer o mesmo com as dezenas, juntar e trocar. Represente no ábaco os agrupamentos e desenhe o resultado final do grupo.
Quantos pontos o grupo recebeu? _______________________________________
Peguem o material que representa o valor dos pontos obtidos na atividade anterior. Desenhe-o. Consulte a tabela de bônus, veja onde o seu grupo se encaixa e acrescente aos pontos que vocês já têm.
TABELA DE BÔNUS
0 a 50 = 200
51 a 100 = 250
101 a 150 = 300
151 a 200 = 350
201 a 250 = 400
251 a 400 = 500
Qual foi o total do seu grupo? __________________

Comparar os resultados dos demais grupos e elaborar questões.

Qualquer dúvida deixe em comentários. Deixe sua sugestão também.

Caso queira realizar uma Oficina Pedagógica em sua escola contatar pelo

e-mail luciameyer@ig.com.br

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