sábado, 5 de junho de 2010

DIA DO MEIO AMBIENTE

NAVEGANDO PELO RIO TIETÊ
Fui convidada a participar da Navegação do trecho metropolitano do rio Tietê, sábado passado, dia 29/05. Um evento organizado pelo Instituto Navega São Paulo – Educação e vida pelo Tietê. Saímos, eu e minha irmã, de Indaiatuba logo cedinho. Chegamos a São Paulo, o ponto de encontro era um estacionamento. Nos encontramos com todo os participantes e organizadores, mais ou menos uns 50 participantes. Fomos divididos em dois grupos e nos dirigimos de ônibus até ao ponto de partida da navegação, o Porto Cebolão.

Estava muito frio, mas o dia estava lindo!
Embarcamos no Almirante do Lago e iniciamos a nossa aventura. Navegamos por uma hora e meia. Fomos recepcionados pelo Gerente do Projeto INSP Douglas Mattos Siqueira que nos passou informações interessantes sobre a degradação do rio.

O rio Tietê nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, e percorre 1.100 quilômetros até a sua foz no rio Paraná. Ele banha 620 municípios, passando pela região metropolitana de São Paulo.
http://riotiete.sites.uol.com.br/antigamente/antigamente.htm
Segundo Douglas o Rio começa a ficar poluído a partir de Guarulhos que não tem nenhum tipo de tratamento de esgoto.
Durante o trajeto, nossa monitora a Fernanda, um encanto de pessoa, nos passou informações valiosíssima.







Sem dúvida foi uma experiência maravilhosa e ao mesmo tempo triste de ver a degradação de um rio tão importante. O mau cheiro era terrível, a cor do rio, negra. Na superfície, bolhas que demonstram a quantidade de matéria orgânica (esgoto). Ver as margens concretadas, copos plásticos, pets, pneus, sacolas plásticas, compondo o cenário.


Como pode o ser humano, um ser racional, se sentir tão descomprometido com o ambiente em que vive. Como pode uma pessoa que se diz cidadão não se preocupar com o seu lixo que produz?
O que me tranquiliza e me dá esperança é perceber que essa nova geração está crescendo com uma nova consciência em relação ao meio ambiente, são mais comprometidos, isso vejo na minha prática diária como professora e pude vivenciar com o número de crianças que participaram do passeio e a interação delas. Os questionamentos! Lindos!

Saiba mais sobre o Projeto acessando

http://www.navegasp.org.br/index.jsp?conteudo=144

Um comentário:

  1. Olá minha irmã,

    realmente foi um passeio muito engrandecedor, primeiro pela emoção de navegar no Tietê e depois por saber que muito já está sendo feito para que ele volte a "viver".
    Nós, como educadoras, temos a oportunidade de compartilhar estas ações e emoções com nossos alunos formando cidadãos conscientes e sustentáveis.
    beijinhos

    ResponderExcluir