sábado, 26 de fevereiro de 2011

TRABALHANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÈS DE ATIVIDADES LÚDICAS



O jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável , motivador, planejado e enriquecido, que possibilita o desenvolvimento de várias habilidades. Através da brincadeira, da fantasia, a criança adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais e sociais.( Serapião - 2004).
Platão ensinava matemática às crianças em forma de jogo. Froebel, foi o primeiro pedagogo a incluir o jogo no sistema educativo.

A aprendizagem de certos conceitos-chave é ferramenta indispensável ao desenvolvimento da habilidade de pensar. A criança precisa aprender a identificar, generalizar, classificar, agrupar, ordenar e combinar.

São nos primeiros anos da escola de ensino básico que a criança encontra-se na fase  para a aquisição de repertórios conceituais considerados básicos ou pré-requisitos para aquisições acadêmicas posteriores.

Cito alguns desses conceitos a serem trabalhados como pré-requisitos para o ensino da Matemática e algumas sugestões:

NOÇÔES DE GRANDEZAS: grande/pequeno, maior/menor, mesmo tamanho, mais curto/mais comprido, mais alto/ mais baixo, grosso/fino e largo/estreito.


• RIOS ABERTOS: as crianças recebem uma folha de jornal ou papel pardo e desenham um rio, fazendo traçados com curvas. A seguir, cada criança recorta seu traçado de tal modo que, ao separar as duas partes da folha, esta mostre as margens de um rio. Dando sequência, pede-se às crianças que desenhem a paisagem em ambos os lados do rio. Peça para que juntem as margens formando um único  rio. Cada uma irá navegar passando pelo meio. Mudar o percurso do rio, deixá-lo mais largo e mais estreito. Deixar o rio mais curto e mais longo. Formar dois rios iguais, depois um maior do que o outro.

• QUAL É O BICHO?: as crianças em círculo. Uma começa falando o nome um animal, em seguida a que está ao seu lado direito terá que falar o nome de outro animal que seja menor do que o falado anteriormente e assim por diante. Por exemplo: elefante, hipopótamo, leão...



NOÇÔES DE POSIÇÃO: dentro/fora, ao lado de/na frente de/atrás de, em cima/embaixo/ao lado, entre, mais perto/mais longe, abaixo/acima, primeiro/último.

·    CORRIDA MALUCA: Os alunos divididos em equipes, formar uma fileira com cada equipe. O 1º de cada equipe, corre até o ponto marcado transportando uma tampinha no ombro direito e volta trazendo-a no ombro esquerdo, e assim por diante, a equipe que terminar primeiro será a vencedora. Na 2ª rodada, os alunos deverão levar a tampinha entre as pernas e andar, depois em cima do pé.

NOÇÕES DE TEMPO: antes/depois, novo/velho.
• Agrupar a classe em duas turmas e realizar uma competição das respostas rápidas. Quem é mais jovem: os pais ou os avós? Quem é mais velho: os pais ou os filhos? Quem é mais velho: o filho do teu pai ou o pai do teu pai? Quem é mais jovem: a mãe do teu pai ou a mãe do filho do teu pai? Qual é o numeral que vem antes do 2 e depois dele? Qual é o numeral que vem antes do cinco e depois do três?

CLASSIFICAÇÃO: semelhante/diferente.

·    As crianças em círculo, a professora fala o nome de um animal, a criança seguinte terá que falar o nome de um outro animal que pertença a mesma classe. E assim por diante. Por exemplo: só a classe de mamíferos, ou insetos.


NOÇÃO ESPACIAL

A professora contará o conto de fadas João e Maria e os alunos caminharão pelo pátio marcando o caminho com pedrinhas ou tampinhas, como as crianças do conto fizeram com migalhas para demarcarem o caminho. Após a história, os alunos irão representar graficamente o seu trajeto.

NOÇÃO DO TODO E PARTES/INTEIRO E METADE

• Dividir uma figura qualquer em três partes e outra idêntica, em duas partes. Remontá-las e verificar que apesar de as duas serem divididas em partes diferentes, ao recompô-las no todo, permanecem iguais.

• Mostrar uma parte de uma figura para que ela identifique o seu todo. Exemplos: mostrar a figura de vários tipos de rabinhos de animais; identificar a quem pertencem figuras de mãos ( idosos, crianças, bebês).

Um comentário:

  1. muito legal as atividades, vou me divertir com meus pequenos. obrigada.

    ResponderExcluir