terça-feira, 4 de janeiro de 2011

OBA, FÉRIAS!

                                            OBA, FÉRIAS!



"Ciranda cirandinha vamos todos cirandar..." , "Quem quer brincar põe o dedo aqui?". Que saudade do tempo em que as crianças se divertiam com brincadeiras inocentes, criativas, que desenvolviam o espírito de cooperação, o saber competir, seguir regras, a conviver socialmente.

Hoje, como nossas crianças se divertem? Do que elas brincam? De roda? De pião? De casinha? Certamente, não! Passam horas e horas na frente ou do computador ou da TV.

Elas interagem muito pouco e quando isso ocorre muitas vezes é virtualmente, onde se fala o que quer  muitas vezes,sem censura, sem limites e sem respeito.

Lógico que os tempos são outros. Hoje não se pode brincar na rua, pular muro, subir em árvores. Poucas são as crianças que têm oportunidade de brincar ao ar livre, mas temos que resgatar algumas brincadeiras.

As férias começaram! E agora? Como entreter as crianças para que elas não fiquem apenas dentro de casa. Muitas cidades oferecem uma programação diferenciada para essa época.

É fundamental que a criança participe de atividades de socialização, que possa fazer novas amizades e aprender formas diferentes de se divertir.

O brincar tem um papel importante na formação da personalidade da criança. É brincando que ela elabora seus conflitos, seus medos, vivencia situações de regras sociais.

Mas... quando o tempo não ajuda... que tal reunir os amigos e fazer uma sessão de contação de histórias com direito a confecção dos personagens!

Aí vai uma bela sugestão, que além de prazerosa propicia uma boa conversa sobre a mentira.

                                      PEDRO E O LOBO

Pedro era um pastorzinho de carneiros. Ele até gostava de ser pastor, mas, às vezes, ele achava que isso era um pouco monótono. Todo dia era a mesma coisa, nada de novo acontecia: ele levava os carneiros até o pasto, lá, eles comiam a grama e depois ficavam tomando sol até que começasse a escurecer, e aí Pedro levava os carneirinhos novamente para o curral, onde eles iriam dormir.



Ele ficava sentado embaixo de uma árvore, imaginando coisas, e, um dia, ele pensou como seria se aparecesse um lobo enorme querendo comer os carneirinhos.


A princípio, esta idéia lhe deu medo: o que ele faria se realmente um lobo aparecesse? Depois, ele ficou pensando que teria oportunidade de mostrar como ele era forte e corajoso salvando vários carneirinhos. E ele se divertia só de pensar como o fazendeiro viria correndo ao saber que um perigoso lobo estava atacando.
Foi aí que ele teve a idéia: iria fingir que estava sendo atacado por um lobo só para ver o que o fazendeiro iria fazer. Então, começou a gritar bem alto:


- Um lobo! Um lobo! Socorro! Um enorme lobo está atacando os carneirinhos.


E ficou esperando. Não demorou muito, apareceu o fazendeiro todo assustado, correndo para ver o que tinha acontecido.
- Cadê o lobo? - Perguntou o fazendeiro.
- Foi por ali, não atacou nenhum carneiro desta vez - falou Pedro.
O fazendeiro percebeu que era mentira, pois era impossível que um lobo aparecesse e não  atacasse ninguém. Ele ficou muito decepcionado com Pedro e foi embora.
Quando ele virou as costas, Pedro começou a rolar no chão de tanto rir, só de se lembrar da cara assustada do fazendeiro.


Durante vários dias, Pedro ainda ria só de se lembrar da cara do fazendeiro. Quando a graça acabou, Pedro achou que poderia fazer tudo de novo, pois poderia ser que o lobo aparecesse outra vez, e assim começou a gritar:
- O lobo! Socorro! Olha o lobo!
O fazendeiro ouviu e desconfiou que fosse mentira, mas, pensou: e se for verdade, é melhor eu ir lá para ver. E saiu correndo.
Desta vez, Pedro nem disfarçou. Quando o fazendeiro chegou, ele já estava rolando no chão de rir por ter novamente enganado o fazendeiro.
O fazendeiro ficou muito bravo e pensou que Pedro mereceria até uma surra, mas, como era bondoso, resolveu perdoar.
Mas, vocês acreditam que Pedro fez isso de novo? E ele fez! Na semana seguinte, enganou mais duas vezes o pobre fazendeiro. Tudo de novo: gritou, o fazendeiro veio correndo e ele rolou, rolou no chão de tanto rir.


Porém, Pedro não sabia o que estava esperando por ele. Dois ou três dias depois da última vez que havia mentido, ele estava sentado, quase dormindo debaixo de uma árvore, quando percebeu que os carneirinhos começaram a se agitar, todos olhando para umas plantas que estavam se mexendo. De repente, eles começaram a correr e, no meio das plantas, apareceu um vulto enorme, peludo e preto. O vulto deu um salto, e Pedro pôde ver que era um lobo, o maior que ele já tinha visto até hoje!


O lobo tinha a boca meio aberta, onde se podiam ver os seus caninos pontudos; seus olhos eram arregalados e vermelhos, e ele estava até babando, acho que de vontade de comer os carneirinhos.
E Pedro começou a gritar mais alto do que nunca:


- SOOOOOOCOOOOOOROOOOOOOO!!!!!!! É um lobo! Acudam! É um lobo! Ele vai devorar os carneirinhos.


Lá, no alto na fazenda, o fazendeiro cuidava de suas plantações e, quando ouviu os gritos de Pedro, pensou: - é o pastorzinho brincando de novo, mas, desta vez, eu não vou, não quero ser feito de bobo mais uma vez!
Pedro, sem ter muita saída, resolveu enfrentar o lobo. Batendo fortemente o seu cajado no chão, gritou com voz grossa e brava: - Lobo, saia daqui! Saia! Estou ordenando! Saia ou farei de você o tapete da minha sala!


Nem Pedro acreditou, mas o lobo ficou com medo e saiu fugindo assustado. É, desta vez, Pedro teve sorte. Mas, o susto foi grande que lhe deu uma lição: não se pode brincar com coisas sérias e, também, não se deve enganar as pessoas.
Depois disso, Pedro nunca mais mentiu. O fazendeiro voltou a confiar nele; e o lobo, com medo, nunca mais apareceu. Assim, todos viveram felizes, principalmente os carneirinhos, que, em paz, tiveram muitos filhotinhos.
( Atividade extraída da apostila da Oficina Pedagógica - Histórias e Fantoches - Meyer & Meyer - Construindo a Educação - adaptação Vania Dohme)
 
                    MOLDES DOS PERSONAGENS
 
CAÇADOR



LOBO



OVELHA


PEDRO

Agora é só clicar na imagem, copiar, recortar e pintar os personagens e colar cada um em um palito de sorvete ou outro tipo, preparar um belo de um lanchinho e chamar a criançado. Se a proposta for que cada uma faça um personagem, não esqueça de pedir a elas que tragam o seu estojo com lápis de cor e tesoura.

BOM DIVERTIMENTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário