sábado, 27 de março de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

ÁGUA VIVA

As questões do meio ambiente constituem um tema transversal que, embora esteja presente de modo mais evidente nas disciplinas Ciências, História e Geografia, também precisa do apoio das áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física e Arte para ser compreendido.
Os alunos terão de se envolver em um aprendizado constante, pois as transformações naturais também se dão de maneira continuada.
Devemos mostrar ao aluno as diferenças entre ambientes equilibrados, saudáveis, e locais poluídos ou degradados. É importante que eles percebam que constatar algum mal não é motivo de desânimo, mas de mobilização da escola e da comunidade para sua solução.


As diferentes disciplinas do currículo escolar podem extrair de cada questão seus interesses particulares, a partir de um raciocínio que é comum a todas.
Professores de várias disciplinas poderão trabalhar juntos, cada qual explorando o enfoque de sua disciplina.


Compartilho com vocês essa fábula.
Certo dia, um pouco de água desejou sair de seu lugar habitual, no lindo mar, e voar para o céu.
Então a água pediu ajuda ao fogo. O fogo concordou e, com seu calor, transformou a água em vapor, tornando-a mais leve que o ar.
O vapor partiu para o céu, subindo cada vez mais alto, até finalmente atingir a camada mais fria e mais rarefeita da atmosfera. Então as partículas de água, enregeladas de frio, tornaram a se unir e voltaram a ser mais pesadas que o ar. E caíram sob a forma de chuva. Não se limitaram a cair, mas jorraram como uma cascata em direção à terra.
A arrogante água foi sugada pelo solo seco e, pagando caro por sua arrogância, ficou aprisionada na terra.
( Fábula recolhida por Leonardo da Vinci na região de Toscana. Itália.)
Ciência Hoje das crianças, nº 50.
Esse Link da TV CULTURA tem atividades bem interessantes para ajudar o professor a planejar um bom trabalho sobre a água. Acesse, você vai gostar.

domingo, 21 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÀGUA

PROJETO ÁGUA _ VIVA
Em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA disponibilizarei durante toda a semana partes do meu PROJETO ÁGUA - VIVA que desenvolvi por alguns anos com as minhas turmas de terceiras séries.

Começarei com a História da Água Encanada, em meu município, um texto muito gostoso retirado do livro " Lembranças de Menino" de Dilermando P. Barros. As crianças gostavam muito.

Água "encanada" em Indaiatuba

O comentário era grande em torno da viabilidade de Indaiatuba vir a ter água encanada.
Mas, afinal, um menino de 12 anos pouca possibilidade tinha de infiltrar-se nos meandros administrativos e políticos. Então só restava ouvir o que diziam em torno do assunto.
Rebuscando, entretanto, minhas lembranças, volvo-me ao ano de, possivelmente, 1937 e vejo, a enorme caixa d’água de cimento assentada sobre as colunas de concreto e muita gente nas suas cercanias, aguardando a cerimônia de inauguração.
Essa caixa seria e receptora e a distribuidora do precioso líquido ao pequeno burgo, eregida à margem esquerda da avenida de eucaliptos, na saída para Campinas.
Padre, coroinhas e povo aguardavam o início das comemorações. Enquanto isso, alguns homens com palmas de indaiá, aspergiam a salmoura na carne do churrasco que começara a assar, sustentada por espetos de taquara, dispostos ao longo da valeta com brasas e que havia sido aberta naquela terra vermelha.
O homem central desses acontecimentos era o Prefeito com exercício...
A Prefeitura era pobre e não tinha recursos financeiros suficientes para a realização das obras da tão desejada água encanada.
A população, em tom de zombaria, e diante das dificuldades e quase das desesperanças, quando se referia à ela, referia-se como "a água encanada de Indaiatuba"...

Acervo Prómemória
De qualquer maneira, o sonho acalentado tornou-se realidade. A caixa d’água receptora e distribuidora fora erigida e os canos distribuidores implantados. Por tudo isso, as festanças à que estávamos presenciando...
Para nós crianças, importava que a nossa cidade estava entretanto para o rol das cidades importantes, mesmo com a zombaria de alguns conhecidos saltenses que diziam:
- "Agora sim, os indaiatubanos vão tomar banho todos os Sábados"!

Barros, Dilermando P. – de "Lembranças de Menino"