segunda-feira, 22 de março de 2010

ÁGUA VIVA

As questões do meio ambiente constituem um tema transversal que, embora esteja presente de modo mais evidente nas disciplinas Ciências, História e Geografia, também precisa do apoio das áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física e Arte para ser compreendido.
Os alunos terão de se envolver em um aprendizado constante, pois as transformações naturais também se dão de maneira continuada.
Devemos mostrar ao aluno as diferenças entre ambientes equilibrados, saudáveis, e locais poluídos ou degradados. É importante que eles percebam que constatar algum mal não é motivo de desânimo, mas de mobilização da escola e da comunidade para sua solução.


As diferentes disciplinas do currículo escolar podem extrair de cada questão seus interesses particulares, a partir de um raciocínio que é comum a todas.
Professores de várias disciplinas poderão trabalhar juntos, cada qual explorando o enfoque de sua disciplina.


Compartilho com vocês essa fábula.
Certo dia, um pouco de água desejou sair de seu lugar habitual, no lindo mar, e voar para o céu.
Então a água pediu ajuda ao fogo. O fogo concordou e, com seu calor, transformou a água em vapor, tornando-a mais leve que o ar.
O vapor partiu para o céu, subindo cada vez mais alto, até finalmente atingir a camada mais fria e mais rarefeita da atmosfera. Então as partículas de água, enregeladas de frio, tornaram a se unir e voltaram a ser mais pesadas que o ar. E caíram sob a forma de chuva. Não se limitaram a cair, mas jorraram como uma cascata em direção à terra.
A arrogante água foi sugada pelo solo seco e, pagando caro por sua arrogância, ficou aprisionada na terra.
( Fábula recolhida por Leonardo da Vinci na região de Toscana. Itália.)
Ciência Hoje das crianças, nº 50.
Esse Link da TV CULTURA tem atividades bem interessantes para ajudar o professor a planejar um bom trabalho sobre a água. Acesse, você vai gostar.

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