
Os alunos terão de se envolver em um aprendizado constante, pois as transformações naturais também se dão de maneira continuada.
Devemos mostrar ao aluno as diferenças entre ambientes equilibrados, saudáveis, e locais poluídos ou degradados. É importante que eles percebam que constatar algum mal não é motivo de desânimo, mas de mobilização da escola e da comunidade para sua solução.
Professores de várias disciplinas poderão trabalhar juntos, cada qual explorando o enfoque de sua disciplina.

Certo dia, um pouco de água desejou sair de seu lugar habitual, no lindo mar, e voar para o céu.
Então a água pediu ajuda ao fogo. O fogo concordou e, com seu calor, transformou a água em vapor, tornando-a mais leve que o ar.
O vapor partiu para o céu, subindo cada vez mais alto, até finalmente atingir a camada mais fria e mais rarefeita da atmosfera. Então as partículas de água, enregeladas de frio, tornaram a se unir e voltaram a ser mais pesadas que o ar. E caíram sob a forma de chuva. Não se limitaram a cair, mas jorraram como uma cascata em direção à terra.
A arrogante água foi sugada pelo solo seco e, pagando caro por sua arrogância, ficou aprisionada na terra.
( Fábula recolhida por Leonardo da Vinci na região de Toscana. Itália.)
Ciência Hoje das crianças, nº 50.
Esse Link da TV CULTURA tem atividades bem interessantes para ajudar o professor a planejar um bom trabalho sobre a água. Acesse, você vai gostar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário