domingo, 21 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÀGUA

PROJETO ÁGUA _ VIVA
Em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA disponibilizarei durante toda a semana partes do meu PROJETO ÁGUA - VIVA que desenvolvi por alguns anos com as minhas turmas de terceiras séries.

Começarei com a História da Água Encanada, em meu município, um texto muito gostoso retirado do livro " Lembranças de Menino" de Dilermando P. Barros. As crianças gostavam muito.

Água "encanada" em Indaiatuba

O comentário era grande em torno da viabilidade de Indaiatuba vir a ter água encanada.
Mas, afinal, um menino de 12 anos pouca possibilidade tinha de infiltrar-se nos meandros administrativos e políticos. Então só restava ouvir o que diziam em torno do assunto.
Rebuscando, entretanto, minhas lembranças, volvo-me ao ano de, possivelmente, 1937 e vejo, a enorme caixa d’água de cimento assentada sobre as colunas de concreto e muita gente nas suas cercanias, aguardando a cerimônia de inauguração.
Essa caixa seria e receptora e a distribuidora do precioso líquido ao pequeno burgo, eregida à margem esquerda da avenida de eucaliptos, na saída para Campinas.
Padre, coroinhas e povo aguardavam o início das comemorações. Enquanto isso, alguns homens com palmas de indaiá, aspergiam a salmoura na carne do churrasco que começara a assar, sustentada por espetos de taquara, dispostos ao longo da valeta com brasas e que havia sido aberta naquela terra vermelha.
O homem central desses acontecimentos era o Prefeito com exercício...
A Prefeitura era pobre e não tinha recursos financeiros suficientes para a realização das obras da tão desejada água encanada.
A população, em tom de zombaria, e diante das dificuldades e quase das desesperanças, quando se referia à ela, referia-se como "a água encanada de Indaiatuba"...

Acervo Prómemória
De qualquer maneira, o sonho acalentado tornou-se realidade. A caixa d’água receptora e distribuidora fora erigida e os canos distribuidores implantados. Por tudo isso, as festanças à que estávamos presenciando...
Para nós crianças, importava que a nossa cidade estava entretanto para o rol das cidades importantes, mesmo com a zombaria de alguns conhecidos saltenses que diziam:
- "Agora sim, os indaiatubanos vão tomar banho todos os Sábados"!

Barros, Dilermando P. – de "Lembranças de Menino"



Nenhum comentário:

Postar um comentário