As
barrinhas coloridas foram confeccionadas e criadas pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire ( 1891 – 1980
).
O
material, também chamado de Escala Cuisenaire, é simples e ajuda a criança a
construir conceitos básicos de Matemática.
O material
favorece a correspondência entre as estruturas mentais da criança e a relação
que ela estabelece com as peças, através das atividades trabalhadas.
Pode-se trabalhar sucessão numérica, comparação e
inclusão, as quatro operações, o dobro e a metade de uma quantidade.
Cuisenaire
só ficou conhecido fora do seu país, mais tarde, quando o educador egípcio
Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e internacionalmente famoso por suas
pesquisas em educação infantil, recebeu um convite para conhecer o homem que
ensinava números com barras coloridas. Se encantou ao ver o material e passou a
divulgar o trabalho de Cuisenaire, a quem chamava de Mister Rods, Senhor
Barrinhas em português. O professor belga tornou-se conhecido em todo o mundo.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Deixar que os alunos explorem o material livremente no primeiro contato.
Pedir às crianças que construam casinhas e trenzinhos e
que discriminem os tamanhos e as cores, usando apenas as barras menores ou as
maiores para fazer as montagens, ou aquelas que sejam da mesma cor.
ATIVIDADE 2
Entregue uma barrinha diferente para cada criança. Em
círculo as crianças irão mostrar sua barrinha e comparar com as dos outros.
O
professor deverá fazer perguntas como:
·
Quem tem a barrinha maior?
·
Quem tem a barrinha menor?
ATIVIDADE 3
A barrinha branca representa a unidade. Vamos ver quantas
vezes a barrinha branca cabe em cada uma das barrinhas e completar a tabela.
Cor
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Unidades
|
Vermelha
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Verde-claro
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Lilás
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Amarela
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Verde-escura
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Preta
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Marrom
|
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Azul
|
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Laranja
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ATIVIDADE 4
Preencha a tabela, anotando o resultado somente se a barra
couber um número exato de vezes na outra.
Quantas
vezes cabe em?
|
Branca
|
Verme-
Lha
|
Verde
Clara
|
Lilás
|
Amare-
La
|
Verde
Escura
|
Preta
|
Marrom
|
Azul
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Laranja
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Branca
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Verme-
Lha
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Verde
Clara
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Lilás
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Amare-
La
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Verde
Escura
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Preta
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Marrom
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Azul
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laranja
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ATIVIDADE 5
Monte com as barras as seguintes adições.
2 + 4 + 1 6 + 1 2 + 5
* Coloque-as lado a lado. O que elas têm em
comum? Que barra representa o mesmo valor?
ATIVIDADE 6
Vamos formar muros usando apenas duas barras. Monte com o
material, depois reproduza o desenho e registre os valores.
Cálculos
MURO
DO 7
ATIVIDADE 7
Cada grupo irá entrevistar 10 colegas, fazendo a seguinte
pergunta: qual sua atividade de lazer favorita?
·
praticar esportes
·
ver televisão
·
ler
·
ouvir música
·
jogar vídeo game
·
ir ao shopping
Tabule os
resultados e coloque a barra correspondente ( o valor) a cada opção escolhida e
responda:
·
Qual foi a atividade mais
escolhida?
·
Qual foi a diferença entre a
primeira e a segunda atividade mais citada?
·
Quantos responderam ouvir
música?
·
Quais atividades foram
citadas o mesmo número de vezes?
ATIVIDADE 8
Jogo “ Diminuindo a Barra ”
Cada um do grupo recebe uma barra laranja. Cada um, na sua
vez, joga o dado com faces 1, 2, 3 o número que sair na face será a quantidade que o
aluno tem de tirar de sua barra e terá de trocar a barra menor correspondente.
O primeiro que conseguir ficar sem a sua barra, vence. Caso o aluno só tenha a
barra, por exemplo, vermelha e no dado sair o número três ele não poderá se
livrar da sua barra. Só se sair o número exato.
ATIVIDADE 9
ATIVIDADE 9
Descubra a subtração. Faça o registro dos números
correspondentes e o resultado.
·
laranja – verde-claro =
·
marrom – lilás =
·
amarela – vermelha =
·
azul – branca =
·
verde-escura – verde-clara =
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