domingo, 28 de novembro de 2010

COMPARTILHE O QUE NÃO TEM PREÇO


Muito  interessante esse Projeto desenvolvido pela  MASTERCARD em parceria com a ONG Visão Mundial  é o  " Compartilhe o que não tem preço"  uma ação social que visa apoiar sete projetos nas áreas de esporte, cultura e educação, tecnologia e economia solidária. O projeto tem por objetivo beneficiar crianças e jovens de todo o Brasil.

Essa ação social é apadrinhada pelo  Educa Já! onde vocês podem obter informações detalhadas do projeto.

Para participar, você precisa apenas VOTAR na "Oficinas Ludopedagógicas e culturais" e DOAR PALAVRAS, com esse gesto simples estaremos ajudando as crianças menos favorecidas do nosso Brasil a ter esperanças no futuro.


Pode doar quantas palavras quiser é só clicar na imagem abaixo " PARTICIPE" , escolher a ação "oficinas culturais" colocar seu nome e doar sua palavra.

Vale a pena cooperar. É muito simples e sua participação fará a diferença.

 Compartilhe essa  ação com seus amigos, essa corrente sim merece ser divulgada





segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O EFEITO BULLYING - Agressividade, o ponto negativo na formação do caráter

I PARTE

Todos nós, com certeza já fomos alvo de bullying e muitas vezes nem nos demos conta. Vamos lembrar do tempo de escola, os apelidos, as ofensas, das gozações e ameaças, causando-nos mágoas profundas.

"O bullying, é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, de forma velada ou explícita, adotado por uma ou mais pessoas contra outros, causando dor, angústia e sofrimento." ( Cléo Fante)

Esse comportamento surge na escola, na família, no trabalho, na comunidade, mas é no ambiente escolar que ele é mais evidente e pode acarretar graves conseqüências na formação da personalidade, tanto para os agressores como para as vítimas.


Normalmente, os agressores são crianças dominadoras, que são hábeis em usar de forma sistemática o poder social contra os outros para manter a sua posição dentro do grupo, com atitudes brutas intimidam e abusam de suas vítimas, dão apelidos depreciativos, fazem fofocas, levantam boatos. Estudos recentes revelam que esses indivíduos, chamados de bullies, têm como referência modelos de adultos agressivos, têm um contato maior com programas de TV de violência e em alguns casos possuem pais que os punem fisicamente.

As crianças que sofrem abusos sistemáticos, possuem baixa auto-estima, demonstram fragilidade e muito medo, o que faz com que elas não acusem e nem procurem ajuda com receio de represália. Sentem-se rejeitadas pelo grupo afetando assim sua saúde emocional.
E a escola será que está preparada para detectar esse tipo de comportamento e saber lidar com ele?

Esse artigo escrito por mim foi publicado no JornalZen em dezembro de 2007.  Desde  2006 ministro palestras e Oficinas Pedagógicas em instituições educacionais sobre o assunto.

Na próxima postagem vem a PARTE II..

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

TRABALHAR COM PROJETOS EM SALA DE AULA

Trabalhar com Projetos é trabalhar a partir de pesquisas. É possibilitar ao aluno buscar a informação através dos multimeios, fazendo com que ele participe de todo o processo.



A ideia de propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa não é nova, John Dewey (1859-1952), da Escola Nova, já pregava a aprendizagem através das experiências e o educador espanhol Fernando Hernández, baseado nas ideias de Dewey, cria a ideia da aprendizagem através de Projetos. Ele buscava em seus estudos uma forma de possibilitar uma aprendizagem globalizada que os currículos tradicionais não propiciam.

Baseada em  Fernando Hernández posso ressaltar os seguintes aspectos do trabalho com Projetos:




 Por que trabalhar com Projetos?
• Conteúdos contextualizados e estudados com mais profundidade.


• Desenvolve a autonomia intelectual.

• Incentiva a cooperação e a socialização

• O aluno aprende a aprender.


  Na elaboração do Projeto é fundamental:






         • Definir o tema.


         • Ter a clareza dos conteúdos que serão trabalhados e os objetivos.


         • Organizar a sequência didática do trabalho.


        • Avaliar o conhecimento prévio da classe.


        • Definir os processos de avaliação.

 
Todos os alunos devem ter a ideia clara do Projeto e a sua meta.


Se você se interessou pelo trabalho com Projetos uma excelente dica é se inscrever no curso Aprendizagem Baseado em Projeto, totalmente GRATUITO, com o objetivo de auxiliar professores a desenvolver melhor a aprendizagem dos seus alunos com o auxílio de projetos e tecnologias.


O curso tem carga horária de 40hs para os educadores que realizarem o curso e elaborarem o Plano de Ação proposto, que precisa ser publicado ao final do curso.


Haverá certificação.


É promovido pela Intel e pelo Instituto Paramitas.


Neste curso é possível explorar características e benefícios da Aprendizagem por meio de Projetos usando cenários de sala de aula reais. Dentre os assuntos abordados nos módulos destacamos:


Visão geral de projetos,
Concepção de projetos,
Avaliação,
Planejamento de projeto,
Orientação de aprendizagem.


O melhor Projeto será premiado com um netbook. Você pode se inscrever e ter todas as informações através do blog de Cybele Meyer que faz parte do Instituto Paramitas e é uma das tutoras do curso. O endereço é http://bit.ly/aFEuRP .


Eu estou fazendo e adorando! Ele é todo on-line, cada um faz o seu horário.
 Te espero lá!!!
Bjs