segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O EFEITO BULLYING - Agressividade, o ponto negativo na formação do caráter

I PARTE

Todos nós, com certeza já fomos alvo de bullying e muitas vezes nem nos demos conta. Vamos lembrar do tempo de escola, os apelidos, as ofensas, das gozações e ameaças, causando-nos mágoas profundas.

"O bullying, é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, de forma velada ou explícita, adotado por uma ou mais pessoas contra outros, causando dor, angústia e sofrimento." ( Cléo Fante)

Esse comportamento surge na escola, na família, no trabalho, na comunidade, mas é no ambiente escolar que ele é mais evidente e pode acarretar graves conseqüências na formação da personalidade, tanto para os agressores como para as vítimas.


Normalmente, os agressores são crianças dominadoras, que são hábeis em usar de forma sistemática o poder social contra os outros para manter a sua posição dentro do grupo, com atitudes brutas intimidam e abusam de suas vítimas, dão apelidos depreciativos, fazem fofocas, levantam boatos. Estudos recentes revelam que esses indivíduos, chamados de bullies, têm como referência modelos de adultos agressivos, têm um contato maior com programas de TV de violência e em alguns casos possuem pais que os punem fisicamente.

As crianças que sofrem abusos sistemáticos, possuem baixa auto-estima, demonstram fragilidade e muito medo, o que faz com que elas não acusem e nem procurem ajuda com receio de represália. Sentem-se rejeitadas pelo grupo afetando assim sua saúde emocional.
E a escola será que está preparada para detectar esse tipo de comportamento e saber lidar com ele?

Esse artigo escrito por mim foi publicado no JornalZen em dezembro de 2007.  Desde  2006 ministro palestras e Oficinas Pedagógicas em instituições educacionais sobre o assunto.

Na próxima postagem vem a PARTE II..

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