sábado, 29 de agosto de 2009

CONSUMO CONSCIENTE - BLOGAGEM COLETIVA



Você já se deu conta da quantidade de embalagens que usamos e jogamos fora diariamente? Abra o armário, despensa, geladeira da sua casa, faça uma lista das embalagens. Será que não poderia ser diferente.
Quando eu era jovem, não faz tanto tempo assim, meus pais tinham uma adega.
Os fregueses traziam os vasilhames para comprar as bebidas, o litro para comprar água sanitária, o álcool, a água. Chegavam com a sua sacola de palha, pano ou plástico.
Atualmente, tudo que compramos é descartável. É o plástico, a latinha, o papelão e por ai vai...
Hoje, buscamos práticas que já faziam parte do nosso dia a dia.
Como educadora procuro refletir com meus alunos o que fazer para que nossas ações sejam de
sustentabilidade que segundo o Relatório de Brundtland (1987) significa suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.
Ilustrarei o tema com um pequeno texto retirado do livro " Missão Terra" p. 70, que particularmente gosto muito. Foi um texto elaborado por uma criança.
" Antônio e Pedro eram vizinhos. Pedro é muito brilhante – um inventor. Antônio ganha a vida plantando e vendendo cenouras. Pedro inventa uma engenhoca para limpar sua casa chamada "Limpador Automático de Excedentes Lucrativos" XptO ou LATA de lixo, para resumir. Essa invenção pega todos os tipos de lixo e os transforma em fertilizantes. Pedro vende sua engenhoca para pessoas ricas. Mas o lixo se amontoa no quintal de Antônio, até que começa a transbordar para o quintal de seu vizinho Pedro. Certo dia, em desespero, Pedro decide dar a Antônio a sua invenção. E acontece algo espantoso: não só Antônio se livra do lixo como produz mais cenouras, e acaba pagando o aparelho a Pedro. E os vizinhos viveram felizes e em paz para sempre."
A palavra chave desse texto é compartilhar e, é exatamente isso que precisamos. Compartilhar ações, idéias e práticas cotidianas para que possamos consumir sem gerar tanto descarte e resíduos.
O consumo consciente é uma prática que contribui para a sustentabilidade do nosso planeta.

domingo, 16 de agosto de 2009

CONSTRUÇÃO DO TANGRAM COM RÉGUA




Uma sugestão para trabalhar vários conceitos de geometria em uma única atividade.

Construa um quadrado de 8 cm por 8 cm, sem fechar a base, e nomeie os vértices como A,B,C,D.
Encontre os pontos médios entre: AB e nomeie de E. BC e nomeie de F. AD e nomeie G.
Una os pontos EF e EG. Construindo assim duas peças do Tangram.
Encontre o ponto médio entre EF e nomeie H. Una o ponto H ao ponto D.
Alinhe com a régua os pontos A e C. Seguindo esse alinhamento trace um segmento de reta até interceptar DH. O ponto de interseção nomeie de I.
Prolongue o segmento AD em 2 cm. Nomeie o ponto de J. Faça o mesmo com o segmento BC e nomeie de L. Una os pontos J e L. Formamos o retângulo base do Tangram e 4 peças.
Encontre o ponto médio entre DI e nomeie de M. Partindo do ponto M, trace um segmento até interceptar JL . O ponto de interseção nomeie de O.
Encontre o ponto médio entre IC e nomeie de N. Partindo do ponto N, trace um segmento até interceptar JL . O ponto de interseção nomeie de P.

Está pronto o Tangram.




quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O ENCANTADO MUNDO DO FAZ DE CONTA


Cada vez mais, nós educadores, nos sentimos desafiados e impulsionados para buscarmos metodologias dinâmicas para interagir com nossos alunos. Quando ouvimos nos noticiários que jovens e crianças abandonam a escola porque a acham chata, porque não estão motivados para frequentá-la, percebemos a nossa responsabilidade em transformar o processo de ensino-aprendizagem em uma fonte de prazer. Tornar esse processo significativo para o aluno.
Para Piaget e seus discípulos, as situações lúdicas são um dos pontos de maior importância para a aprendizagem. Através da ludicidade o aluno é instigado a organizar-se mentalmente, o dialogo que surge durante as atividades é dos mais enriquecedores.
O
Mundo do Faz de Conta, leva o aluno a elaborar seus conflitos internos, a desenvolver o raciocínio, a sensibilidade, a percepção, a inspiração e tantas outras habilidades necessárias para o seu desenvolvimento físico, social e mental.
Através da fantasia podemos trabalhar valores, questões difíceis de elaborar com as crianças, por serem abstratas, mas através das histórias contextualizamos e, damos sentido a esses comportamentos. Assim, os maus hábitos, as virtudes que interferem no comportamento social, passam a ser compreendidos com clareza.
A variedade de técnicas que podemos utilizar como suporte para
contar uma história é muito grande. Entre elas encontramos a dobradura, que é uma técnica acessível e proporciona uma grande interação com as crianças. Com uma simples folha de papel e algumas dobras, vamos criando e dando vida aos personagens. A magia que ocorre é surpreendente.
Contribua com sua experiência em contar história em sala de aula.
Te aguardo!