quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O ENCANTADO MUNDO DO FAZ DE CONTA


Cada vez mais, nós educadores, nos sentimos desafiados e impulsionados para buscarmos metodologias dinâmicas para interagir com nossos alunos. Quando ouvimos nos noticiários que jovens e crianças abandonam a escola porque a acham chata, porque não estão motivados para frequentá-la, percebemos a nossa responsabilidade em transformar o processo de ensino-aprendizagem em uma fonte de prazer. Tornar esse processo significativo para o aluno.
Para Piaget e seus discípulos, as situações lúdicas são um dos pontos de maior importância para a aprendizagem. Através da ludicidade o aluno é instigado a organizar-se mentalmente, o dialogo que surge durante as atividades é dos mais enriquecedores.
O
Mundo do Faz de Conta, leva o aluno a elaborar seus conflitos internos, a desenvolver o raciocínio, a sensibilidade, a percepção, a inspiração e tantas outras habilidades necessárias para o seu desenvolvimento físico, social e mental.
Através da fantasia podemos trabalhar valores, questões difíceis de elaborar com as crianças, por serem abstratas, mas através das histórias contextualizamos e, damos sentido a esses comportamentos. Assim, os maus hábitos, as virtudes que interferem no comportamento social, passam a ser compreendidos com clareza.
A variedade de técnicas que podemos utilizar como suporte para
contar uma história é muito grande. Entre elas encontramos a dobradura, que é uma técnica acessível e proporciona uma grande interação com as crianças. Com uma simples folha de papel e algumas dobras, vamos criando e dando vida aos personagens. A magia que ocorre é surpreendente.
Contribua com sua experiência em contar história em sala de aula.
Te aguardo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário